quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A voz dos donos da imprensa apela para a ignorância ao falar sobre a regulamentação da mídia

Telespectadores oferecem ajuda e emocionam Silvio Santos - 16/11/2010 - UOL Notícias - Ooops!

Essa história de 'censura' é apenas um argumento sem nexo que os atuais donos da mídia criaram para demonizar o projeto de regulamentação dos meios de comunicação - o Marco Legal das Comunicações - que está sendo proposto ampla, irrestritamente e abertamente (menos pela mídia) pelos setores sociais que acreditam no direito constitucional de qualquer cidadão ter acesso a informação e a outros preceitos constitucionais que os meios de comunicação atual resolvem fechar os olhos e negar veementemente.

Há toda essa história de 'censura' porque há um processo de descontrução dos valores feitos por eles mesmos. Em outras palavras, eles projetam os erros deles no atual governo e o acusam de todos os problemas atuais. Além disso, reforçam a imagem de que o jornalismo é uma profissão intocável.

Ora, em nenhum momento, se quer calar a imprensa. Aliás, nem é isso o que se está discutindo.

Discute-se meios, alternativas, de se fazer o mercado (tanto de trabalho quanto de distribuição) de comunicação abrir-se para novos veículos, debate-se formas eficientes de se promover a cidadania pelos meios de comunicação, de fazer valer os direitos e deveres dos concessionários.

Já que falam tanto de liberdade, porque a Globo quer que os portais de internet com conteúdo jornalístico/informativo/noticioso se subjulguem à atual legislação de radiodifusão? Subjulgar a internet a uma lei que nada tem a ver com os aspectos técnicos e outros temas é uma completa arbitrariedade e isto sim é uma forma de calar as vozes que hoje lutam pelo seu direito de ser ouvida - e, cujo único modo de se fazer ouvir é justamente a internet.

Ou será que o acontecido em Santa Catarina na RBS TV - em que o comentarista foi completamente ignorante, preconceituoso - é exemplo de liberdade de imprensa?

Pra mim, isso é libertinagem total pois usou-se aí uma concessão pública para espalhar o ódio, intolerância e preconceitos pela televisão. E isto vai totalmente de encontro com o que diz a constituição brasileira.

Só posso entender que o receio deles pelo Marco Legal das Comunicações é justamente o aumento da concorrência e uma amostra de que seu poder da época das ditaduras já não serve mais pra nada.

Eles não entendem que mundo avançou, que estamos em 2010, que hoje a internet é forte e que precisa sim estar prevista em uma legislação que estimule o surgimento de novas vozes, de mais pluralidade.

Esses conglomerados hoje não conseguem entender que tudo isso mudou. No mundo e, mais especificamente, aqui dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts

Related Posts with Thumbnails