quinta-feira, 22 de julho de 2010

O negócio é que… ainda não há um modelo específico de lucro com conteúdo informativo na internet…

Primeiro por que controlar a internet é arriscado demais.

É certo que temos a impressão de que tudo (ou pelo menos 90%) que está na web é gratuito.

Para alguns jornais, isso é um grande atrativo para audiência – o que, em outras palavras, sustenta a publicidade. Por exemplo, a Folha de Sâo Paulo (que tem duas versões da mesma edição que chega nas bancas, uma para os assinantes e outra para os assinantes do UOL), o Estado de São Paulo, etc.

Todavia, tem um porém: pelo menos no caso da Folha e outros jornais, o conteúdo OnLine faz parte de um grande provedor de internet e que isso ajuda a manter o negócio viável.

Agora vamos aos casos que são independentes dos grandes ISP’s e que precisam ter lucro para ser viável. Existe uma solução para eles?

Em algum lugar, ela existe.

Na verdade, cobrar o acesso por uma ou outra notícia não vai fazer tanta diferença. Em outros posts atrás, eu disse que o Times lançou uma tendência.

Ela pode até funcionar – considerando os leitores mais casuais. Mas e os heavy-users, que leem tudo via internet, que praticamente dependem dela?

Até acredito que se pode cobrar deles também, mas não da mesma maneira que os casuais.

No final, o Google vai chegar com uma solução, como neste artigo a seguir:

Google rebate propostas de 'taxação da Internet' para salvar jornalismo

Só para encerrar: os cliques gerados pelas buscas no Google ou em qualquer outro buscador poderiam converter-se em lucro para os jornais. Pagos pela publicidade.

É um negócio que ainda vai dar muito o que falar!

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