quinta-feira, 29 de julho de 2010

Se algo está disponível e alguém pega, esse alguém tem culpa de algo?

O questionamento acima é só uma pergunta que ainda não sei a resposta. E não é coisa de ‘achado não é roubado’.

Recebi um email de outro site reclamando o uso deste domínio que uso para atualizar este blog. E, o que posso dizer?

Primeiro, Nada. There’s nothing left to say!

Uma bela madrugada em algum dia de 2009 comprei vários endereços de internet, dentre eles, este aí acima em seu browser. E, como não foi algo barato, comprei por ser algo sobre o qual poderia pensar melhor em um projeto que remonta há 6 anos atrás, ainda lá na faculdade. Não deu certo lá, mas enveredou-se para a internet e tornou-se outro site que, hoje, veio a mim reclamar este domínio.

Aliás, aqui cabe uma historinha: o outro site surgiu de uma idéia conjunta entre 5 amigos (hoje ex-amigos, pelo menos por minha parte) que tinham uma paixão em comum pela televisão. Num dado momento, o projeto empacou. E, num chat conjunto via MSN em uma noite de abril de 2005, este escritor aqui disse o nome que se tornaria o empreendimento. E, desde maio-junho daquele ano até hoje, ele continua no ar, totalmente diferente daquilo que era para ser.

Como não parei no tempo e com várias discordâncias editoriais e censura – além de vários outros compromissos referentes a faculdade e problemas com determinadas pessoas de lá – decidi sair do site e me dedicar ao que precisava ser naquele momento, lá pelos idos de 2007.

Por fim, por não ter absolutamente nenhuma ocupação profissional como jornalista (todavia, sigo trabalhando em outros projetos não relacionados a isso), resolvi usar um endereço adquirido por mim e que, sim, já contava com uma certa popularidade para dar o início a este blog de críticas e idéias. Todavia, como todos podem ver, tratam-se de dois formatos completamente diferentes.

Só que, sendo bem austero, não vou apelar para nenhum lado emocional e serei bem racional.

O outro site que está reclamando este endereço, ele está aberto a negociações.

Só deixarei de usá-lo a partir do momento em que não tiver mais nenhuma propriedade sobre ele.

Não o farei pura e simplesmente.

Caso contrário, o endereço segue normalmente para o blog até o dia que eu decidir que está na hora de terminá-lo.

Não tenho razões legais que me impeçam o uso deste domínio, nem há aqui nenhuma cópia-plágio ou coisa parecido relacionado ao outro site – que, por sinal, não visito e está totalmente fora de todas as minhas listas de leitura online (por que, por favor, as fontes usadas lá eu já leio em vários outros sites com muito mais personalidade e estilo).

Portanto, a menos que o outro site se mostre disposto a negociar este endereço acima, não deixarei de usá-lo.

Fim da história.

P.S.: respondendo a pergunta do título – Não, esse alguém não tem culpa de pegar algo que estava disponível e usar isso a seu favor.

Um comentário:

  1. Se o endereço estava disponível, você possui o total direito de usar.

    Sobre o que aconteceu com você a cinco anos atrás, é de se lamentar quando profissionais não escutam ou não dão chances para que outras pessoas possam expor o que pensam, mesmo que você não aceite o que a outra pessoa diz.

    Gosto do Blog, e mesmo quando algum assunto é retirado de outro site, você coloca a referência e põe seu ponto de vista a favor ou contra.

    Imagina se eu resolvo parar de ler jornais, blogs, livros porque em partes não concordo com aquilo que leio...eu estaria alienado.

    Sucesso e que esse espaço ganhe cada vez mais o mundo real e virtual!!!

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts

Related Posts with Thumbnails