sábado, 2 de outubro de 2010

Eu também lamento, Lula, por essa hipocrisia da imprensa...

Folha.com - Poder - Lula lamenta 'autoritarismo da imprensa' em um país que 'dá grandes lições de liberdade' - 02/10/2010

Já disse aqui várias e várias vezes: onde, em 8 anos de governo Lula, houve uma tentativa oficial sequer de se calar a imprensa?

Onde?

A velha imprensa paulista ultra-conservadora não pode responder.

Por que isso nunca aconteceu.

A imprensa hoje nunca teve tanta liberdade do que tinha na época em que os tucanos estavam no poder.

Nunca, mesmo.

A imprensa no Brasil abusa do termo 'liberdade de imprensa' e faz uma libertinagem total.

Acusam injustamente o governo, não respeitam a autoridade de Lula como representante do Estado Brasileiro.

E se recusam a reconhecer que o presidente jamais fez algo para censurar qualquer meio de comunicação.

O medo dessa velha imprensa ultra-conservadora de São Paulo e do resto do país é de uma coisa: o novo Marco Brasileiro de Comunicações.

O atual código vem da época dos militares.

A atual legislação é velha, ultrapassada e prejudicial ao produto nacional.

A atual legislação não reconhece a internet ou lhe dá status como meio de comunicação de massa.

O novo Marco - que está aberto a discussões e qualquer um pode participar, a velha imprensa sabe disso mas não quer participar e defender suas posições - irá incluir várias coisas que o atual código não tem.

E, principalmente, distribuirá mais amplamente as verbas de publicidade institucional que hoje está, praticamente, só nas mãos da Globo, Veja, Estadão, Folha...

Eles se tornaram esse partido de oposição por que não querem perder as verbas do governo - uma entrada mensal de dinheiro certa.

Como permitir, por exemplo, que um canal de televisão aberta não tenha um percentual mínimo de programação nacional diária?

Quer dizer, não se pode, pelo que diz a velha imprensa, haver um estímulo a criação e a produção independente, que o mercado de comunicação não deva ser aquecido por que é mais barato fazer lá fora?

A imprensa critica de barriga cheia.

As duas maiores mostras de que não há nenhuma intenção em querer calar a imprensa por parte do PT e do Presidente Lula está na derrubada da lei de imprensa e da exigência do diploma de jornalismo para ser jornalista.

Então, como essa velha imprensa ainda insiste em não encontrar alternativas de aumentar suas receitas pelo próprio mercado?

Como Lula diz: se o governo pode fomentar um grande veículo, por que não dar um pouco disso para aquele jornal lá do interior que também precisa?

A hipocrisia dessa velha imprensa ultra-conservadora é demais.

Tanta que são capazes de defender com unhas e dentes quem lhes amordaçou no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts

Related Posts with Thumbnails