sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O problema da crise no PanAmericano é que ele arranhou a imagem já frágil do SBT

Folha.com - Colunas - Zapping - SBT pede confiança em Silvio Santos - 12/11/2010

O problema é do PanAmericano. Envolve e compete o banco. Mas atinge, direta ou indiretamente, o SBT.

Silvio colocou todos os seus bens como garantia para o empréstimo que fez no FGC. O SBT, no entanto, não pode ser alienado como garantia. Apenas os bens da emissora.

O problema maior nem é o de ordem material. Mas o arranhão que isso fez na já fragilizada imagem que o SBT tem - desde que decairam no ibope, as tentativas de recuperação foram, em sua maioria, frustradas e totalmente sem sucesso. O SBT, então, basicamente voltou a se sustentar diretamente a imagem e semelhança de Silvio Santos - o programa dele, aliás, é o de maior audiência por lá.

Mas, porém, a crise do PanAmericano trouxe a tona mais outra, que é o prejuizo de 40 milhões no acumulado deste ano. É algo realmente complicado. E com a mídia pegando no pé, contribui ainda mais no arranhão. Não é a toa que o SBT está com vários comunicados ao longo da programação pedindo que os credores do GSS e que o público tenha confiança em Silvio Santos.

Na quinta eu li pelo menos uns 4 ou 5 links falando sobre o interesse de Eike Batista no SBT. Ou que Silvio irá perder o SBT.

Ok, a situação é grave e complicada e realmente dificil para uma rede deficitária dar a volta por cima.

Mas daí a discutir a venda ou a transferência da concessão é, no mínimo, uma precipitação.

Mas, vamos a outro esclarecimento: o SBT é uma concessão pública e, como já disse, não pode ser alienada. No caso de falência do grupo, ou o governo transfere as concessões para outro controlador ou liquida a emissora e licita as concessões.

Outra possibilidade é a venda.

A história, no entanto, demonstra que poucos quiseram assumir o risco de pegar um canal problemático e ser considerado o sucessor, assumir todos os problemas deixados pelo antigo concessionário.

Isto aconteceu, aliás, com o próprio SBT, que veio depois da Tupi. Há quase 30 anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts

Related Posts with Thumbnails