terça-feira, 9 de novembro de 2010

Uma vez mais: o governo quer regular a Técnica e não o conteúdo!

Dilma vai de banda larga e Comparato | Conversa Afiada

A Globo e cia está fazendo uma campanha com o intuito de confundir a cabeça da sociedade sobre o novo marco de regulação das comunicações no Brasil. O Atual código, de 1962, não prevê o avanço tecnológico e nem a internet e as mídias digitais.

E é de total interesse da velha mídia em não querer mudar isso. Afinal, lhes beneficia muito não ter a concorrência da internet disputando o mercado publicitário (atualmente, os portais são apenas extensões dos conglomerados que já existem e, portanto, a publicidade é dependente do modelo majoritário seguido pelo grupo) e lhes tirando audiência.

Para eles, o mundo de 1962 é o ideal.

Só que para nós, público, sociedade, entusiastas da comunicação e empreendedores, não.

A atitude de Lula em recriar a Telebrás foi o primeiro passo: vai rever o modelo privatista deixado de herança pelos tucanos e pelo qual pagamos caro até hoje: o acesso é caro e de baixa qualidade.

A nova lei vai rever sim a comunicação e incluir a internet e a convergência em suas bases. Isto, no entanto, nada tem a ver com o controle editorial ou de conteúdo.

Uma coisa é legislar apenas o aspecto TÉCNICO. Outra bem diferente é o CONTEÚDO EDITORIAL.

Em nenhum momento o novo marco fala sobre a regulação do CONTEÚDO EDITORIAL.

A mídia, aliás, tem reforçado muito a imagem errada da profissão de jornalista: aquele que pode tudo e que é intocável. Pra justificar isso, ataca uma lei que nada tem a ver com isto.

E depois ainda são contra os conselhos de comunicação social, os que prometem observar, regular, etc, a ética e a conduta dos profissionais e dos meios de comunicação.

Isto aí não é censura.

É só a lembrança do papel de responsabilidade que os meios de comunicação tem para com a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts

Related Posts with Thumbnails