quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A velha imprensa vai usar o velho discurso da liberdade de imprensa. Tentarão confundir o público. Estamos aqui para desfazer a confusão.

Convergência Digital - Governo - Unesco defende regulação unificada para Radiodifusão e Telecom


A velha imprensa é contra os avanços do Brasil em vários setores. E sempre arrumam uma forma de dizer que tem uma crise aqui, outra crise ali, etc.

Mas, de uma maneira ou de outra, sempre conseguiu-se lidar com estas críticas.

Porém, como vários especialistas no mundo vem dizendo, há uma necessidade de rever as atuais legislações que envolvem as comunicações.

No Brasil, destaca-se, nunca foi revisto.

Nos oito anos de governo Lula, tentou-se, houveram várias tentativas e projetos de lei que representassem uma mudança neste segmento.

Mas, claro, barradas pela própria velha imprensa e pelos velhos senadores e deputados que ficaram de fora do próximo governo.

A internet evoluiu bastante - assim como outros meios de comunicação como a televisão e o rádio - e isto precisa ser revisto.

Nosso atual código de comunicação data de 1962. E a constituição de 1988 prevê uma mudança no setor, que vem sendo protelada a todo custo pela velha imprensa.

Agora, que o assunto voltou ao debate público - e, numa tentativa de confundir a opinião pública - a velha imprensa fala sobre 'tentativa de censurar e calar a imprensa' ou de 'ameaça a liberdade de imprensa'.

Pura ilusão.

Nunca houve e sequer há intenção de se calar a imprensa. E nem é este o objetivo do marco regulatório das comunicações. O marco regulatório prevê questões técnicas e cobra dos concessionários o uso das concessões dentro do que elas se propõe. Em nenhum momento, no entanto, fala-se em interferir no conteúdo editorial das emissoras. Nem é esta a discussão.

Se estivéssemos falando de algo editorial, aí sim poderíamos usar o discurso de 'liberdade de imprensa'. Mas esse não é o caso.

Hoje e amanhã acontece em Brasília um fórum - que deve ser ignorado ou então informado de maneira totalmente desconstruida pela velha mídia - que vai apresentar e discutir os modelos de regulação das comunicações em vários países do mundo - principalmente nos que são considerados as 'mecas da democracia' a que os setores mais conservadores do Brasil adoram recorrer para justificar suas idéias.

O objetivo deste fórum é fechar um modelo para apresentar o ante-projeto que vai passar para a próxima administração. E, parece que antes de chegar lá, a briga já começou.

Dilma comprou uma briga com o PIG por ter ganho a eleição. Ela aumentará ainda mais com a regulamentação do setor.

É preciso esclarecer a sociedade sobre este tema e mostrar por que é preciso regular o mercado. E como isto trará mais liberdade de expressão e acesso a comunicação.

Para a população, para os profissionais da área e, principalmente, para os empreendedores.

É preciso sim mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts

Related Posts with Thumbnails