sábado, 13 de novembro de 2010

A regulação da mídia é necessária. A eleição mostrou isso da forma mais clara possível

Carta Maior - Política - Comunicação deve ser área estratégica para governo Dilma



A falta de argumentos da velha imprensa sobre o marco brasileiro de comunicações é totalmente sem sentido: usam o discurso da liberdade de imprensa e censura para justificar sua posição contrária ao que realmente importa - o acesso a informação por outros veículos de comunicação.

Na verdade, passamos os últimos 60 anos de televisão no Brasil sob o julgo daquilo que os grandes queriam que soubéssemos. As vezes, se necessário fosse, ocultando a verdade. A primeira regulamentação veio em 1962 e atendia apenas ao interesse deles. E foi tão eficiente naquela época que atende os interesses deles até hoje. Como dito em post anterior, o mundo de 1962 é o ideal para a velha imprensa. Mas não para nós.

As eleições provaram que há uma necessidade urgente de se regular o mercado de comunicação - bem como assistí-lo - no Brasil. É impossível aceitar tanta irresponsabilidade como as que ocorreram na campanha presidencial onde chegou-se até a fazer uma ficha-falsa no photoshop.

A imprensa é livre e sem restrições e nunca viveu sob ameaça no Brasil. Mas nenhuma imprensa no mundo está acima da lei e da sociedade. Só aqui é que eles se comportam assim.

A regulamentação da comunicação no Brasil vai trazer novo status para a internet, vai abrir o mercado de comunicação para vários profissionais, empreendedores e outros entusiastas da comunicação que vêem no modelo digital o futuro da comunicação.

Mas ninguém sobrevive atualmente a um mercado fechado como é o do Brasil. É difícil para um criador inexperiente conseguir se encaixar no mercado e ter um projeto exibido na TV.

Do mesmo jeito que é difícil criar-se um novo veículo sem ter incentivos ou mesmo anunciantes porque há um mercado fechado apenas aos grandes.

Discordo que Lula não tenha ligado muito para a área da comunicação. Pelo contrário, achei que a atitude dele foi bem sensata em preparar o terreno para mudanças: como a velha imprensa sempre teve uma imagem negativa dele, mexer repentinamente nisto seria um problema enorme para ele. Mas hoje isso é bem diferente.

Mesmo com todo o brado da velha imprensa em querer desqualificar Dilma, vimos que o poder deles está limitado.

E agora sim é o momento de se avançar nesta área, abrindo espaço para que novos veículos também possam fazer parte disto, ter mais vozes falando, discutindo, debatendo e tudo o mais sobre o Brasil em seus mais diferentes pontos de vista.

Demorou 40 anos, mas, finalmente, estamos caminhando para nos libertar-nos do poder da Globo.

E de consolidar de vez nossa democracia brasileira, que tem sido exemplo para outros países.

É pra isso que lutamos e seguiremos lutando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts

Related Posts with Thumbnails