quinta-feira, 16 de setembro de 2010

a Globo tá vivendo algo completamente fora do que ela estava acostumada

Concorrência comemora queda de audiência da Globo

Por mais de 30 anos, a Globo se viu como líder absoluta e inconteste de audiência em todo o país.

Isso é um fato absolutamente anormal (afinal, esse tempo de liderança só é compatível com países que tem em TVs públicas as suas bases de programação. A Globo sempre foi uma empresa privada) em um país onde o mercado de televisão foi planejado para ser praticamente 100% comercial.

É fato também que até chegou um momento em que outra emissora era mais forte e capaz de peitar a Globo - como a TV Tupi em seus momentos de glória nos 70's.

No restante do tempo, a Globo teve pequenos baques entre o final dos 80's e 90's, geralmente da Manchete e do SBT. Mas, nada que pudesse abalar a estrutura criada por eles para manter a liderança.

Só que nos 2000's isso começou a mudar.

E desde 2003 pra cá, tem sido mais evidente.

A Record iniciou um processo que levará ainda mais alguns anos para se concretizar em sua plenitude.

Mas que desde já mexe com o mercado.

Não estou dizendo que a Record ou outra emissora serão líderes.

Estou dizendo que vai ser mais frequente ver que programas de outras emissoras, que horários inteiros do dia sejam de maior ibope para determinado canal.

É assim que funciona lá fora - incluindo nos Estados Unidos, a Meca para quem se espelha no mercado de televisão e entretenimento.

Lá todas as emissoras tem seus momentos de liderança, seus programas de maior audiência e convivem bem com isso.

Outro exemplo?

Na Argentina, o Canal 13 e a Telefe sempre estão revezando-se na liderança e até mesmo o Canal 9 se beneficia com isso.

Alguém duvidada que isso algum dia poderia acontecer no Brasil?

Eu não.

A Globo continuará a manter sua liderança (até mesmo por algumas razões sociais), mas terá de enfrentar algo que ela nunca enfrentou em todos esses anos: a Concorrência.

Ela só tende a aumentar com o tempo e com os investimentos das demais emissoras.

Só lamento pelo SBT estar de fora deste movimento e se transformado em uma rede de reprises. Mesmo que elas tragam algum ibope, não será o suficiente para manter o interesse do público.

Daqui a pouco tempo - pelo menos uns 3 anos - o mercado de televisão estará bem diferente do que é hoje.

É bom a Globo se preparar para enfrentar a concorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts

Related Posts with Thumbnails