quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A Microsoft ainda acha que o software livre é um problema. Só se for pra ela.

Microsoft chama de "propaganda" as campanhas para o "software livre"

O executivo da Microsoft mostra desconhecimento das realidades latinoamericanas e do Brasil.

Primeiro, por que, ela mesma acusa os países latinos de pirataria - e não é para tirar a razão dela, afinal, é só andar nos centros comerciais que se acha DVDs com Windows pirata por 10 reais ou menos.

Só que, ao mesmo tempo que a Microsoft pouco faz para legalizar os usuários, ela não cria uma solução acessível para o público.

E não adianta falar das "Starter Edition": Além de ser capada e limitada, as SE são caras e incompatíveis com vários hardwares.

A adoção de software livre - seja por governos, empresas e outras gigantes da tecnologia - é de apenas uma só: diminuir a pirataria, apresentando um software ao usuário final tão simples de usar quanto o Windows.

Apesar de não ser uma atitude 100% efetiva, ela funciona. Os períodos de adaptação são maiores, mas livra os usuários de telas que informam sobre pirataria.

Quem tem e já usou Windows pirateado sabe do que eu falo -até por que, se atualizar o SO, a Microsoft desabilita o acesso. E, ao não poder atualizar o SO, o computador fica vulnerável.

A Microsoft precisa, sim, incentivar a adoção de seus softwares baixando o preço deles, que é excessivamente abusivo.

Entre uma solução gratuita que vai economizar milhões aos cofres públicos e até aos fabricantes e uma solução cara e proprietária, a escolha mais óbvia seria a primeira.

Só que no Brasil, é a segunda.

Há todo um esforço dos fabricantes na venda de computadores já com o Windows pré-instalado. Só que, com as SE, elas não duram muito tempo e logo os usuários caem para a pirataria.

Os Sistemas Linux tem se mostrado uma opção bem viável, simples e de fácil uso, além de serem gratuitas. Eu mesmo uso no meu computador ao lado do Windows Vista.

Cabe apenas a Microsoft rever sua postura e política de preços para a América Latina.

Os governos continuarão a investir em Sistemas e softawares Linux.

E continuarão a incentivar isso para os usuários finais.

Microsoft, pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts

Related Posts with Thumbnails