terça-feira, 14 de setembro de 2010

Por que remédios para emagrecer não funcionam?

Gente, eu realmente sou meio reservado ao falar de algumas coisas mais pessoais. Sempre tive medo de algumas coisas. Mas, hoje, resolvi partilhar com vocês um pouco desse sofrimento na manutenção e controle do peso e dizer o por que remédios para emagrecer não funcionam.

Em primeiro lugar - sim, eu recorri muito as tais fórmulas e algumas realmente faziam emagrecer rápido. Mas, sabe uma coisa? Não era efetivo. E fórmulas e dietas não faltaram. E meu conhecimento científico sobre o tema era muito limitado à mentalidade de ensino médio.

Na época, tinha apenas 16 anos mas pesava mais de 100 quilos. E tudo era um tremendo pesar para fazer. O ano era 2002. No desespero, recorri a fórmulas pois os médicos não me ajudavam. E elas deram certo. Até certo ponto.

As vezes, acho até que me pareço com a Oprah Winfrey nesse sentido pois, assim como ela, vivo nessa batalha contra o peso e a obesidade.

Só que, antes, não via isso como uma doença. Apenas como consequência de uma má alimentação (o que, na verdade, nunca foi ruim).

Enfim, na época, recorri a chás e a essas fórmulas e, em questão de meses, já estava com 40 quilos a menos. Parecia uma nova pessoa. E era.

Daí, aconteceu o seguinte: quando eu parei de usar fórmulas e dietas, não demorou para o peso voltar. Não os 40 quilos de antes, mas cerca de 20 quilos a mais.

E, ok, na época eu já tinha 18-19 anos e já contava com acompanhamento médico adequado, sabia que mesmo com esse excesso de 20 quilos, os riscos para a minha saúde eram pequenos. O ano era 2004.

E foi no período entre 2004 e 2007 que consegui manter com uma relativa facilidade algum peso. Era sempre algo em torno de 85-90 quilos. A média era 87kgs.

Bom, naquele momento eu não tinha muito tempo para cuidar do meu corpo, apenas sabia que o coração e a pressão estavam relativamente controladas e que os demais problemas relacionados à obesidade, também.

Aí veio o último ano da faculdade e o plano (iniciado em 2006) foi o de emagrecer e voltar ao meu peso normal, até por que eu me sentia mal em não estar dentro de algum grupo ou ser excluído por causa da minha aparência.

E, através da minha endocrinologista da época, fui apresentado à Sibutramina.

E, nossa, o remédio parecia ser algo de outro mundo. Me fez emagrecer os 20 quilos a mais em questão de poucos meses e com pouco esforço. Até por que, tempo para malhar, eu não tinha.

Daí, veio a formatura e consegui aquele objetivo de momento. Mas, ainda estava excluído de grupos e de amizades muito por causa da minha total baixa estima.

No final, ao largar a sibutramina, em 2008, voltei a engordar e desta vez foram 40 quilos. Em 2009, descobrimos o por que que exercícios não faziam efeitos e passamos a combater a causa do problema. E, de certa forma, voltei para a sibutramina.

Consegui emagrecer relativamente rápido em questão de poucos meses de uso, voltando a 90kgs em abril de 2009. E ainda excluído de grupos.

Em 2010, eu decidi que estava na hora de parar de inventar desculpas a mim mesmo e de me incentivar a emagrecer e a manter o corpo sem perder a minha personalidade, sem mudar meu jeito de ser apenas por causa de um efeito colateral da sibutramina.

E, o que eu fiz, em seis meses, foi algo de verdadeiro aprendizado que continua até agora.

Hoje, por exemplo, com 69kgs, tudo voltou ao normal e aprendi que alimentar-se não é apenas comer. E que comer não é o mesmo que alimentar-se.

Com o tempo e o conhecimento científico que adquiri através de pesquisas é que - quando você priva seu corpo de determinado nutriente, você emagrecerá rápido. E não apenas uma questão de 1 ou mais quilos, mas os mesmos prometidos pelas propagandas de remédios e dietas milagrosas.

Hoje, estou feliz de não ter apelado a nenhuma fórmula e dietas milagrosas para conseguir o meu objetivo. E estou feliz de ter continuado a comer o que eu sempre gosto, sem nenhuma restrição nutricional.

O milagre? Como eu disse num post anterior, é um só: controle das porções.

Isso sim faz verdadeiros milagres e a longo prazo.

E eu continuo fazendo isso.

E continuo do mesmo jeito - sem muitos amigos (na verdade, nenhum pessoalmente).

Mas, o que eu aprendi sobre o corpo, dietas e aceitação é que não adianta tentar emagrecer com dietas. Quando elas terminarem, tudo voltará.

Enquanto não enfrentei todos os problemas, não fui adiante.

E, por isso, eu digo: remédio para emagrecer, por experiência própria, não funciona.

E é isso que nenhuma propaganda de remédio deixa claro.

É uma pena que tantos tenham de tentar ou morrer tentando sem entender como seu próprio corpo funciona.

E, atenção: logo vou estrear um novo site relacionado a isso.

Conto com a participação de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts

Related Posts with Thumbnails