segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ainda lembro quando fiz o TCC na faculdade e li revistas da época…

Briga por audiência na televisão não é uma notícia da modernidade

Muita gente, hoje, pensa que ibope e disputas são coisas do presente. Na verdade, ela existe pelo menos desde meados dos anos 50 quando o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística fez as suas primeiras pesquisas de audiência e preferência do público.

Todavia, foi nos anos 70 que se criou a atual cultura de ibope e pesquisa de números – e em tempo real. Na época, era o auditv, um sistema que registrava o que o público sintonizava e depois era analisado pelo institudo e publicado em revistas. Foi também nos anos 70 que o ibope passou a significar o sucesso ou o fracasso de algo.

E passou também a delimitar os destinos das verbas para televisão e tudo o mais que pudesse indicar o sucesso de uma atração.

Hoje, pouca coisa mudou e ainda estamos muito presos aos anos 70.

Explicando: as torcidas para as emissoras remonta a justamente essa época onde passou a existir (pelo menos por um tempo muito pequeno) uma polarização do público entre duas emissoras – a Globo e a Tupi. Haviam torcidas por ambas e, no final, isso continou até hoje, mudando apenas a forma como isso acontece.

Hoje, há várias torcidas espalhadas pela internet e sempre em defesa de uma emissora em dentrimento das outras. Ainda sim, existem dois grupos bem fortes de torcedores: os recordistas  e os sbtistas. E ambos vivem trocando farpas em fóruns de discussão e comunidades virtuais.

Não que isso seja ruim. Apenas que ambos os grupos entendam o seguinte: tanto um quanto outro canal, hoje, estão dentro dos mesmos patamares de ibope e tem públicos bem semelhantes.

Portanto, essas briguinhas de internet não levarão a lugar nenhum. E nem mesmo para satisfazer o ego das emissoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts

Related Posts with Thumbnails