Reprodução:
É muito comum o argumento de que "o exemplo vem de cima"!
Em textos anteriores, enalteci a qualidade técnica dos programas produzidos para televisão e rádio pela campanha da candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT).
Compará-los aos programas do candidato José Serra (PSDB) é de fato uma grande "covardia": o "comedor" no primeiro programa; a favela cenográfica; a repercussão constante de manchetes e notícias de veículos "insuspeitos", como o jornal "Folha de S. Paulo" e a revista "Veja"; as várias tentativas de associar o candidato ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva; entre tantas outras estratégias adotadas com a intenção de confundir o eleitorado.
Isso sem esquecer da atitude do candidato no episódio da "bolinha de papel = tomografia = 24 horas de repouso" e do comportamento de sua esposa, distribuindo panfletos e acusando a candidata adversária de ser "a favor da morte de criancinhas".
Mas nada se compara às "cartas na manga" guardadas para esta reta final de campanha!
Imagens veiculadas pelo site "Espalhe a Verdade" denunciam ações realizadas para confundir os eleitores quanto ao número dos candidatos.
Veja, por exemplo, o adesivo utilizado neste veículo:
Atitude desprezível, não?
Na rede mundial de computadores, a confusão continua: usuários do microblog Twitter estão utilizando a hashtag ("etiqueta" que facilita a pesquisa de interesses e assuntos específicos) #Dilma45.
Não satisfeito, um usuário criou um twibbon (pequeno desenho no canto inferior de sua foto), incentivando outros usuários a também usarem o "selo". Confira:
Neste momento, você pode estar se perguntando: Mas será que isso ainda funciona? Será que há pessoas tão desinformadas assim?
Na véspera do primeiro turno, uma pessoa me perguntou: "Qual é mesmo o número daquele velhinho engraçado dos debates?" Respeitosamente, informei o número do referido candidato e disse a ela que, apesar de reconhecer a trajetória - pessoal e política - de Plínio de Arruda Sampaio e sua contribuição para o fortalecimento da democracia brasileira, votaria em Dilma Rousseff e expus alguns dos motivos que fundamentam esta minha escolha.
Não creio ter conseguido mais um voto para a candidata, mas tenho certeza de que agi de maneira ética, responsável e democrática.
No domingo, 3 de outubro, do lado de fora da seção, aguardando a minha vez de votar, uma senhora aproximou-se e perguntou aos eleitores na fila qual era o número do candidato José Serra (PSDB). Pouco depois, alguns eleitores expressaram seu espanto diante da falta de informação da eleitora, àquela altura dos acontecimentos.
Portanto, apesar de espantoso, isso é real e pode produzir efeitos! Mas não se esqueça:
Induzir o eleitor a erro é crime! E você pode - e deve - denunciar!
No início desta semana, o jornal "O Estado de S. Paulo" - que, há cerca de um mês, assumiu a preferência pela candidatura de José Serra (PSDB) - veiculou a seguinte informação:
Um manifesto pró-Dilma Rousseff, acompanhado de uma lista de nomes de autoridades e figuras ligadas à área de esporte, foi "adulterado" e transformado em documento pró-José Serra, acusam petistas. A mensagem modificada, que circula pela internet, defende o voto no tucano, reunindo os nomes do ministro do Esporte, Orlando Silva, da deputada federal Manuela d'Ávila (PC do B-RS) e do presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, entre outros.
É... a lista parece não ter fim!
Em textos anteriores, enalteci a qualidade técnica dos programas produzidos para televisão e rádio pela campanha da candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT).
Compará-los aos programas do candidato José Serra (PSDB) é de fato uma grande "covardia": o "comedor" no primeiro programa; a favela cenográfica; a repercussão constante de manchetes e notícias de veículos "insuspeitos", como o jornal "Folha de S. Paulo" e a revista "Veja"; as várias tentativas de associar o candidato ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva; entre tantas outras estratégias adotadas com a intenção de confundir o eleitorado.
Isso sem esquecer da atitude do candidato no episódio da "bolinha de papel = tomografia = 24 horas de repouso" e do comportamento de sua esposa, distribuindo panfletos e acusando a candidata adversária de ser "a favor da morte de criancinhas".
Mas nada se compara às "cartas na manga" guardadas para esta reta final de campanha!
Imagens veiculadas pelo site "Espalhe a Verdade" denunciam ações realizadas para confundir os eleitores quanto ao número dos candidatos.
Veja, por exemplo, o adesivo utilizado neste veículo:
Atitude desprezível, não?
Na rede mundial de computadores, a confusão continua: usuários do microblog Twitter estão utilizando a hashtag ("etiqueta" que facilita a pesquisa de interesses e assuntos específicos) #Dilma45.
Não satisfeito, um usuário criou um twibbon (pequeno desenho no canto inferior de sua foto), incentivando outros usuários a também usarem o "selo". Confira:
Neste momento, você pode estar se perguntando: Mas será que isso ainda funciona? Será que há pessoas tão desinformadas assim?
Na véspera do primeiro turno, uma pessoa me perguntou: "Qual é mesmo o número daquele velhinho engraçado dos debates?" Respeitosamente, informei o número do referido candidato e disse a ela que, apesar de reconhecer a trajetória - pessoal e política - de Plínio de Arruda Sampaio e sua contribuição para o fortalecimento da democracia brasileira, votaria em Dilma Rousseff e expus alguns dos motivos que fundamentam esta minha escolha.
Não creio ter conseguido mais um voto para a candidata, mas tenho certeza de que agi de maneira ética, responsável e democrática.
No domingo, 3 de outubro, do lado de fora da seção, aguardando a minha vez de votar, uma senhora aproximou-se e perguntou aos eleitores na fila qual era o número do candidato José Serra (PSDB). Pouco depois, alguns eleitores expressaram seu espanto diante da falta de informação da eleitora, àquela altura dos acontecimentos.
Portanto, apesar de espantoso, isso é real e pode produzir efeitos! Mas não se esqueça:
Induzir o eleitor a erro é crime! E você pode - e deve - denunciar!
No início desta semana, o jornal "O Estado de S. Paulo" - que, há cerca de um mês, assumiu a preferência pela candidatura de José Serra (PSDB) - veiculou a seguinte informação:
Um manifesto pró-Dilma Rousseff, acompanhado de uma lista de nomes de autoridades e figuras ligadas à área de esporte, foi "adulterado" e transformado em documento pró-José Serra, acusam petistas. A mensagem modificada, que circula pela internet, defende o voto no tucano, reunindo os nomes do ministro do Esporte, Orlando Silva, da deputada federal Manuela d'Ávila (PC do B-RS) e do presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, entre outros.
É... a lista parece não ter fim!
Comment: Denuncie no www.espalheaverdade.com.br, converse com amigos e fale que Dilma é 13, que seu número eleitoral é 13 e não 45. O Zé quer confundir os eleitores mais destraídos que não se ligam muito em detalhes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.