terça-feira, 5 de outubro de 2010

Espetacular o primeiro capítulo de Vale Tudo. A Globo já não é a mesma.



Gente, nos meus quase 26 anos de vida, poucas coisas eu lembro da infância.

Quando a Globo exibiu "Vale Tudo" pela primeira vez, em 1988, eu tinha meus 3 anos de idade. É óbvio que jamais me lembraria de forma tão clara com tão pouca idade.

A reprise nos 90's também não é algo que eu me lembre com muita claridade.

Aliás, de novelas que eu lembro da época de criança só mesmo as mais fortes da época: Mulheres de Areia, A Viagem, etc..

Hoje, porém, o Canal Viva nos presenteou com a reprise de Vale Tudo.

Nossa.

Momentos de profundidade dramática, grandes atuações, cenas espetaculares e um claro retrato do Brasil de 1988.

E, como o Brasil mudou muito em 23 anos.

E continua igual também.

As melhores cenas:

1st: Raquel e Rubinho brigando na primeira cena (hoje qualquer novela só mostra stock-shoots do Rio);

2nd: Raquel, Maria de Fátima e o avô falando de honestidade (cujo discurso não mudou de lá pra cá);

3rd: Rubinho pedindo dinheiro a Raquel após a morte do pai dela;

4th: Raquel descobre que Maria de Fátima vendeu a casa;

5th: Maria de Fátima descobre que foi engana pelo motorista de táxi, para em uma loja e compra um presente pra ele. Depois, vai para a galeria e pega o metrô, deixando o taxista com uma banana (espetacular essa cena, aliás);

6th: Ivan aceita mudar-se para São Paulo e um emprego em uma nova empresa lá e no primeiro dia de trabalho descobre que foi demitido;

7th: A citação da secretária sobre o salário: "Salário de secretária dura só até o dia 10. Do dia 11 ao dia 30, tô de dieta!". Espetacular tirada que não se vê nos dias atuais (a citação, no entanto, continua a maior verdade).

8th: Raquel deixando a casa e indo para o hotel onde diz que costurou um bolso na calcinha para viajar ao Rio de Janeiro. Ao pegar o ônibus, ela diz que a amiga mantenha a história de que Maria de Fátima foi viajar e que ela foi encontrar-se com ela. E a novela termina com ela chorando.

Esses 8 momentos que eu citei conseguiram me prender totalmente na frente da televisão sem nem pensar em olhar pra tela do PC.

E me fez pensar: O que há de mal da Globo em não querer fazer um produto de mesma qualidade artística e dramática que um produto de 23 anos atrás? Como e por que a Globo desaprendeu a fazer novelas?

A novela de 1988 soa hoje muito mais moderna e atual que a novela das 21hs de hoje.

Fui capturado pela magia de uma boa novela.

Daquelas de antigamente.

Daquelas que um dia a Globo soube fazer.

Amanhã posto mais impressões de Vale Tudo.

P.S.: No Twitter, a novela logo atingiu os trending topics. Uma mostra da tendência do público e em como a novela foi aprovada pelo público. 4 hashtags eram fortes: Vale Tudo, Antonio Fagundes, Regina Duarte, Odete Roitman, Gilberto Braga e Heleninha.

P.S.: A força do Twitter mostra que a audiência respondeu rápido e positivamente a reprise. Uma amostra da audiência que a novela teve: liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts

Related Posts with Thumbnails