terça-feira, 19 de outubro de 2010

Censura? só o #serramilcaras quem coloca mordaça! UPDATE

Sem censura | espalhe a verdade

Reproduzo integralmente o post direto do site Anti-boatos da campanha Dilma Rousseff. Abaixo um comment meu.


Dizer que o governo Lula tentou censurar os veículos de comunicação brasileiros é outra tentativa de deslegitimar a candidatura de Dilma Rousseff no âmbito da boataria virtual e rebaixar o debate político nesse segundo turno.
Há uma série de e-mails que exploram a existência de uma “ameaça autoritária”, por parte do governo, no sentido de acabar com a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa em nosso país. Vejamos: se o governo Lula tenta restringir a atuação da imprensa, será impossível encontrar matérias, reportagens ou artigos críticos a ele, certo? Errado!
A proposta do #espalheaverdade é denunciar e desmentir a boataria tucana fornecendo o máximo possível de informação, mas linkar todos os textos difamatórios ou críticos ao governo Lula por parte da imprensa certamente nos tomaria os dias que faltam para a eleição de Dilma Rousseff presidenta. Elencamos, então, alguns deles:
O jornal O Estado de S. Paulo publicou, próximo ao primeiro turno das eleições, editorial se posicionando favoravelmente à candidatura de José Serra e atacando o governo Lula e a candidata Dilma Rousseff.
Mais um dado: 40,6% da cobertura da revista Veja sobre o primeiro governo petista tratou a administração de Lula de forma negativa. Nos quatro anos do primeiro mandato de Lula, o governo e o PT foram os principais temas da capa de Veja, ocupando mais de um quarto das manchetes. Foram 49 capas negativas, sendo 39 só em 2005 e 2006.
Diogo Marinardi, colunista da revista Veja, publicou um livro intitulado “Lula é minha Anta”.
Quando o presidente se queixou da injustiça que sofria por parte de alguns veículos, eles também não deixaram de criticá-lo.
Onde se vê a censura nesses e em outros espaços da imprensa brasileira, democraticamente consolidados e necessários para o debate público em nossa sociedade? Contra fatos, felizmente, não resistem os boatos.


Comment: Comecei a universidade em 2003, ainda lá no comecinho do governo Lula. Vinha de um tempo difícil lá do governo FHC - cujo acesso a bens culturais era muito mais difícil. No começo, todos nós sentimos a diferença. Mas, ela não foi rápida como todos esperavam. Depois, lá pelo segundo e terceiro anos, surgiram os primeiros e mais produtivos resultados. E foi quando a internet e o acesso a informação tornou-se mais próximo de quem quisesse ver: bastava acessar a internet e lá estava. Esta mudança foi sutil, mas foi notada por todos. Eu pude, enquanto estudante de comunicação neste período, notar como a evolução da imprensa no Brasil neste período aconteceu. Posso citar como exemplo a área que mais conheço, que é a televisão. Os últimos 8 anos, a Globo foi a quem teve queda de audiência enquanto as outras cresceram proporcionalmente a isso, como a Record.
Posso até relembrar que no período anterior à Lula, as demais redes de televisão não conseguiam passar de 5 pontos no ibope. E quando davam isso, era uma festa. Dar mais de 10 pontos então era para soltar foguetes. E isso numa época em que a Globo dava mais de 50 pontos e que o SBT tinha média de 15 pontos. Hoje as coisas são bem diferentes e em outros posts deste blog você pode encontrar mais informações.
O fato é que - assim como o próprio governo FHC, o governo Lula enfrentou uma imprensa que preocupava-se apenas em explorar as coisas negativas do que acontecia. E que raramente falava-se sobre o que de positivo foi feito no Brasil no mesmo período. O próprio presidente Lula falou disto em um evento promovido ontem, na segunda, o qual coloco o vídeo abaixo.
Nunca o acesso as informações foi tão massificado no Brasil quanto foi e está sendo feito pelo governo Lula. E, em 8 anos, nunca houve uma tentativa oficial de censurar nenhum veículo de comunicação. Nunca houve. Positiva ou negativamente, o governo soube lidar com isso muito bem.
Como graduado em comunicação, não posso fechar os olhos e dizer que as coisas não mudaram. Elas mudaram sim e foram para melhor.
Tanto prova é que a LEI DE IMPRENSA - essa sim, a que era uma mordaça para a imprensa e que foi, aliás, amplamente celebrada quando da sua queda ano passado - e a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista foram derrubados pelo Supremo Tribunal Federal na gestão Lula.
Dizer que há um projeto que preveja qualquer restrição à imprensa é pura desqualificação à candidata Dilma Rousseff e, sobretudo, uma completa ignorância. O projeto que existe e está em fase final de construção para ser proposto em novembro prevê uma mudança no código brasileiro de rádiodifusão para incluir nele justamente as novas tecnologias e o incentivo a criação de novos projetos que visem levar e massificar a informação - como a inclusão da internet e que, com a mais absoluta certeza, trará novo status para os veículos que baseiam-se no meio digital como forma de seus negócios.
Essa mudança eu vi acontecer - seja como estudante de comunicação seja como graduado. E precisam sim serem estimuladas.
Onde há censura, entretanto, é no lado dos tucanos, como nos links abaixo:

TSE censura panfletos pró-Dilma. E os da Igreja franquista ? | Conversa Afiada

Os Amigos do Presidente Lula: Sob censura:José Serra censura Revista Brasil e manda apreender panfletos pró Dilma



Podem escrever: nos jornais amanhã falarão mais uma vez que "Lula está atacando a imprensa".

Mas não falarão que o candidato Zé fez pior: destrata jornalistas todo o dia e ninguém fala. E ele liga e pede demissão do repórter que ousou perguntá-lo sobre o que ele não queria falar.

UPDATE:

Serra diz que só responde a jornalistas 'dependendo do assunto' - O Globo Online
Esse é o Zé que defende a "liberdade de imprensa". Só se for a DELE.

Repararam a diferença?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts

Related Posts with Thumbnails