quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Galera, privatizações são coisa sérias. O #serramilcaras foge desta discussão

Tijolaço – O Blog do Brizola Neto » Blog Archive » Pra quem acha que privatização é conversa…

O debate da Band e da RedeTV! conseguiram mudar o rumo da campanha quase religiosa do Zé sobre o aborto para algo que eles não tem o que explicar.

Primeiro, por que o próprio Zé não foi o que apareceu na mídia para desmentir o aborto da esposa.

Como ele não quer falar das coisas pessoais e da família dele - o que é direito dele - ele resolveu, então, esconder o debate do aborto.

Repararam que isso sumiu da imprensa?

Não totalmente, pera lá:

R7.com - Polícia de Campos do Jordão apreende panfletos anti-Dilma assinados por bispos

Devem ser os panfletos do lote anterior ao da apreensão no último sábado.

Pois bem, superada a questão religiosa, Dilma conseguiu trazer para a luz do debate um tema que sempre foi constante nos governos demo-tucanos: as privatizações.

E é nisso que vamos nos pegar agora.

Em termos práticos: Privatização significa o repasse de empresas do Estado para as mãos da iniciativa privada. Muitas vezes, regadas à benesses do governo como isenção de impostos ou transferências de dívidas das empresas a serem privatizadas para a União.

Isto aconteceu, por exemplo, quando a Telebrás foi privatizada pela primeira vez em 1998 (a nova Telebrás, que Lula recriou é outra empresa diferente da anterior), com a Vale do Rio Doce e tantas outras empresas que pertenciam ao Estado e foram parar nas mãos de terceiros.

Alguns serviços podem até ter melhorado - mas não por que elas estão nas mãos de terceiro. Mas sim, por que há uma exigência do próprio público para que isso melhore. A telefonia celular no Brasil pode até ter uma grande penetração entre a população mas, com certeza, isto não aconteceu por causa da privatização da Telebrás. As tarifas hoje, por sinal, são as mais caras entre os países do mundo: só perdemos para a África do Sul.

A provatização da Petrobrás não é algo novo.

Assim como Brizola Neto fala no blog dele, eu relembro aqui sob a minha ótica também: na época eu tinha 15 anos. São 10 anos atrás, mas ainda me lembro quando vi as reportagens falando disso e falando da repercussão extremamente negativa que teve.

Não demorou muito, FHC resolveu esconder a marca, mas os processos continuaram como você pode ver nestas imagens aí abaixo:

Os Amigos do Presidente Lula: Governo FHC preparou privatização da Petrobras, diz Gabrielli

Mudança de nome da Petrobrás levou a uma onda de protestos pelo Brasil

Uso da "marca" em um patrocínio de evento cultural

Recorte de Jornal de 7 de janeiro de 1999 em que se fala do sucateamento da Petrobrás.

PFL - Atual DEM - em 10/12/1998 começava a falar na privatização da Petrobrás.
ANP, na época dirigida por parente do Zé - o assessor a quem Dilma se refere - defende o sucateamento.

Estas imagens comprovam o quanto a Petrobrás foi preparada para ser vendida. E o quanto eles queriam vendê-la.

Hoje, porém, a situação é outra: o Governo Federal de Lula mostrou que as empresas estatais podem ser lucrativas se investir nos funcionários e que eles podem - e devem - ser valorizados. No Governo FHC e Zé, por outro lado, isto foi congelado.

Dilma conseguiu reverter a pauta e pelas notas, o delegado Protógenes disse que tem mais documentos sigilosos importantes sobre as privatizações feitas na época FHC-Zé.

Os jovens de hoje que talvez não tenham crescido testemunhando esses fatos, ficam apenas na história do 'ouvi dizer' ou do 'ah, isso foi antes'.

Este comportamento hoje é consequência do Governo Lula que conseguiu apagar dos brasileiros toda a insegurança das privatizações.

Não podemos deixar que esse modelo volte.

Já postei um documentário sobre o que aconteceu na Argentina. Repostarei em outro tópico.

Leiam, pensem e repassem: Vale a pena jogar fora as nossas conquistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o blog reserva o direito de não publicar ..........COMENTÁRIOS ANÔNIMOS....... comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts

Related Posts with Thumbnails